Acidentes industriais são aqueles ocasionados no ambiente industrial. Apesar de algumas indústrias evitarem esse tipo de acidente, o trabalho industrial em grande escala normalmente é extremamente perigoso e, muitas vezes, não é tão levado a sério quanto deveria ser.
A atividade de extração de petróleo em alto mar é ainda mais perigosa e arriscada, já que corre constante risco de explosões e, normalmente, seus danos são irreversíveis.
Há cinco anos, no Golfo do México, acontecia o pior vazamento de petróleo já ocorrido na plataforma Deepwater Horizon, da empresa British Petroleum (BP). Este acidente provocou a morte de sete trabalhadores e cerca de 5 milhões de barris de petróleo, por meio de explosões (vide Fig. 01).
Este desastre prejudicou a todos, impactando na perda de dezenas de bilhões de dólares das indústrias da pesca e do turismo na costa sul dos EUA. Além disso, o petróleo vazou por 87 dias, se espalhou por mais de 1.500 km, contaminou e matou milhares de animais. Os efeitos deste acidente são vistos até hoje, quando são encontrados compostos químicos do petróleo nos animais locais.
A BP, em setembro de 2014, recebeu uma multa por grave negligência ao desastre. Com isso, a empresa se responsabilizou por metade do vazamento e começou a limpeza da área logo após o acidente, gastando mais de 14 bilhões de dólares como consequência de sua negligência.
Existem muitas plataformas de exploração de petróleo em atividade, inclusive no Brasil. Por muitas vezes as autoridades não têm conhecimento com relação aos acontecimentos nestas operações, e, com isso, não tomam as providências necessárias para evitar ao máximo a ocorrência de um desastre industrial como o da BP. Segundo um relatório do TCU, apenas 4% de todas as ocorrências em plataformas de petróleo entre 2009 e 2011 foram verificadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Fig. 01: Desastre do Golfo do México.
Fonte: Greenpeace.
Referências
- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Notícias Sobre Fiscalização. Disponível em: http://www.anp.gov.br/?id=2933. Acesso em: 27 jul de 2015.
- Greenpeace. Desastre no Golfo do México. Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Pior-vazamento-de-petroleo. Acesso em: 27 jul de 2015.
Autora: Rafaela Contreiras Guaranys Rego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário